O consórcio é a possibilidade de comprar algo que normalmente é impossível de adquirir, devido à carta de crédito para consórcio, que é o produto do pagamento constante das parcelas. Além disso, uma das vantagens de fazer consórcio é justamente o fato de que não há entradas nem juros.
Cada vez mais, o consórcio se populariza no Brasil por conta de suas facilidades e da promessa de adquirir um bem de alto valor sem se complicar com dívidas. A carta de crédito para consórcio é um documento certo, que possui um valor em reais e o efeito de conferir poder de compra ao seu titular.
Além de não precisar dar entrada, não pagar juros nas parcelas e não precisar de muita burocracia, outra das vantagens de fazer consórcio está na flexibilidade. As possibilidades oferecidas pela carta de crédito para consórcio são muitas, além de ser possível usar para adquirir o bem pretendido, também existem possibilidades de substituir o bem do consórcio ou até de não usar a carta de crédito para comprar um bem.
Existem bens cujo valor é alto, por isso, é necessário fazer um planejamento de compra ainda mais detalhado.
Também é preciso mencionar o valor total da carta, ou cartas de crédito após a contemplação. Uma vez que o consórcio costuma durar meses ou anos (no caso de bens muito caros, como casas ou apartamentos), o valor da carta de crédito sofre com as altas ou baixas da inflação. Nestes casos, as administradoras de consórcios já possuem uma forma de proteger o consorciado contra qualquer prejuízo.
Veja se essa possibilidade faz parte das vantagens de fazer consórcio, se é possível comprar um bem maior cujo valor supera o da carta de crédito para consórcio e como funciona o reajuste deste documento, de acordo com o estipulado em contratos de adesão pelas administradoras.
Confira também o que pode acontecer com o valor da carta de crédito para consórcio diante da possibilidade da inflação, isto é, qual o protocolo seguido pelas administradoras para que os seus clientes contemplados não percam o poder de compra.
Posso utilizar mais de uma carta de crédito para adquirir o mesmo bem?
Uma das maiores vantagens de fazer consórcio é a sua flexibilidade. Esse aspecto fica bem visível ao olharmos para a carta de crédito para consórcio, que pode ser usada de diversas maneiras.
Inclusive, é possível usar mais de uma carta para adquirir o mesmo bem. Mas, para entender como isso funciona, é preciso primeiro compreender como o consórcio todo funciona.
Fazer consórcio é o mesmo que entrar em um grupo e adquirir uma cota, tudo com intermédio da administradora. A forma de pagamento é em parcelas mensais, assim como a forma de contemplação é em sorteios periódicos, geralmente por mês. Quando um consorciado ganha o sorteio, ele foi contemplado em seu grupo, com a sua cota.
É a cota dele que foi contemplada, logo, é possível inferir que para obter mais de uma carta de crédito para consórcio, é preciso comprar mais de uma cota. Em bens de alto valor, o interessado no consórcio pode conversar com a administradora de antemão, a fim de adquirir duas cotas.
Mas é preciso lembrar que o sorteio contempla uma cota por vez, portanto o consorciado precisa se planejar com o vendedor que bem pretende adquirir para essa possibilidade. Além disso, torna-se lógico que, ao ter mais de uma cota em seu nome, o participante do grupo aumenta as chances de ganhar o sorteio e ser contemplado.
O único problema disso é o fator de administração da parte do próprio consorciado. Tudo será em dobro: duas cotas, duas parcelas diferentes, dois sorteios, duas cartas de crédito para consórcio. É uma operação que requer muito planejamento, especialmente porque as parcelas são pagas ao longo dos anos.
É necessário verificar o fator das eventualidades. Tudo pode mudar na vida financeira do consorciado ao longo dos anos, ainda mais quando se têm duas cotas para administrar. Isso também quer dizer que há a possibilidade de ser contemplado com mais de uma carta de crédito para consórcio, entretanto, em momentos diferentes. Em suma, tudo fica mais complicado.
Esse tipo de planejamento, com mais de uma carta de crédito para consórcio, é mais comum para pessoas que desejam adquirir imóveis, que geralmente são os consórcios mais caros.
É possível comprar um bem maior do que minha carta de crédito?
Visto como funciona a carta de crédito para consórcio é possível afirmar que sim, é possível adquirir um bem maior com este documento.
A carta de crédito para consórcio constitui um direito bem flexível para o seu titular. Ele pode basicamente dar o destino que preferir a esse documento, desde que obedeça algumas premissas que são sempre estabelecidas no contrato de adesão.
A maneira como funciona comprar um bem de valor acima do que o estipulado na carta de crédito para consórcio é dada pela administradora.
Primeiro, em um consórcio de carros, quando o participante contemplado deseja por um veículo mais caro, a administradora o possibilita preencher o valor que falta da carta com o dinheiro de seu próprio bolso. A segunda possibilidade é usar o valor da carta de crédito para consórcio, como a entrada do carro mais caro, e negociar as parcelas.
Além do carro, é possível comprar uma casa de valor maior que a carta de crédito para consórcio, da mesma forma. Nesses casos, a administradora possibilita a compra de uma casa totalmente reformada, não reformada, de um terreno, apartamentos na planta, ou apartamentos comerciais.
Mas como o valor do imóvel é sempre mais alto, esses são os casos em que é recomendado que o participante invista em mais de uma cota.
Como funciona o reajuste da carta de crédito?
Uma das vantagens de fazer consórcio é que o crédito pode ser reajustado, conforme a inflação. Isso deve acontecer para que, na contemplação ou no fim do consórcio, o valor na carta de crédito não seja menor em relação ao preço dos produtos e serviços, que muda a cada ano.
Nesse sentido, as vantagens do consórcio são melhores que uma poupança, onde há risco do dinheiro na conta perder o seu valor com o tempo. No consórcio o reajuste é feito para que o valor da carta de crédito acompanhe as atualizações no preço do bem pretendido.
No Brasil, há índices que reajustam os preços de produtos e serviços segundo as altas, ou baixas inflacionárias. Por lei, todas as administradoras de consórcio devem seguir esses índices para não haver “surpresas” no momento do contemplado receber a sua carta de crédito para consórcio.
Se, por exemplo, um participante entrou num consórcio de imóveis no valor de R$ 300 mil e, na data da contemplação, o índice inflacionário foi de 10%, isso significa que o valor de sua carta de crédito será reajustado para R$ 320 mil.
Em conclusão, o reajuste na carta de crédito é algo bom, mais uma vantagem, e uma medida de proteção, para quem decide optar pela compra planejada através do consórcio.
Conheça os tipos de consórcio:
- Consórcio de Imóveis
- Consórcio Gamer
- Consórcio de Eletro
- Consórcio de Carros e Motos
- Consórcio de Viagem
- Consórcio de Serviços
- Consórcio de Barcos e de Aviões
- Consórcio de Máquinas e Consórcio de Equipamentos
Veja mais em nosso Blog Tudo Sobre Consórcio!