O consórcio de serviços é um tipo específico de crédito a qual permite que pessoas possam desfrutar de serviços mais caros, de uma forma segura, bem planejada e sem preocupações, como limite de cartão. Um consórcio de serviços pode ser usado para contemplar indivíduos que desejam fazer desde reformas em suas casas até mesmo cirurgias plásticas.
Muitas pessoas acreditam que pouco dinheiro as levará para dois caminhos: nunca adquirir nada além de bens essenciais ou comprar e em seguida sofrer com as dívidas. Mas existem alternativas de pagamento que servem até para os menores orçamentos, como o consórcio, onde um grupo de pessoas se reúne ao pagar parcelas de um bem durante um determinado tempo até que todos sejam contemplados.
Mais conhecido na modalidade de imóveis e automóveis, como carros e motos, o consórcio também pode ser utilizado para a compra de serviços, como, por exemplo, serviços odontológicos e cirurgias plásticas.
Como funciona um Consórcio de Serviços
Similar ao consórcio de móveis e imóveis, o consórcio de serviços é realizado quando um grupo de pessoas distintas se une para adquirir um serviço. A reunião dessas pessoas, bem como o recolhimento das parcelas do consórcio são feitos pela administradora.
A administradora gera um fundo em comum para os consorciados, cujo fim é contemplar todo mês pelo menos um participante.
Consórcio de Serviços – Quais tipos de serviços podem ser contratados
Atualmente, a abrangência do consórcio de serviços é muito grande. Afinal, todo serviço que pode ser oferecido, cujo valor é muito alto para ser pago à vista e não valer à pena um financiamento, é passível de ser oferecido em consórcio. Confira a seguir uma lista com os serviços mais procurados.
- Reformas
- Tratamentos odontológicos
- Cursos
- Viagens
- Procedimentos estéticos
- Cirurgia plástica
No caso de tratamentos estéticos, a administradora do consórcio serve como mediadora entre a empresa prestadora de serviços e o consorciado. No ato da contemplação, a administradora repassa o valor direto à empresa ou profissional escolhido de antemão pelo participante contemplado do consórcio.
Como funciona o Lance no Consórcio de Serviços?
Via de regra, um participante de um consórcio de serviços paga a sua quota mensal e aguarda que seja contemplado por meio de sorteio, em igualdade de condições com os outros quotistas. No entanto, existe um meio de agilizar a própria contemplação: o lance.
O lance nada mais do que um pagamento que vai além do valor de uma dada parcela. O cliente oferece esse valor aumentado a fim de obter a sua carta de crédito – o documento da contemplação – antecipadamente.
Tipos de Lances de um consórcio de serviços
Para quem dispõe de mais dinheiro no saldo, pode ser estratégico e vantajoso fazer um lance a fim de conseguir a carta de crédito. No consórcio de serviço existem diversos tipos de lance. Vamos dar destaque aos principais.
– Livre
Como o próprio nome intui, o lance livre fica a cargo do próprio participante, desde que não some menos do que 1% do valor por quitar. Mas essa regra carrega um pormenor. Basicamente, o valor a ser ofertado deve ter base na porcentagem do que já está pago.
Por exemplo, digamos que um consorciado já quitou 50 mil reais do consórcio, e resolveu dar um lance de 20%. Outro participante quitou 10 mil reais e deu um lance de 30%. Mesmo que o segundo participante tenha dado um lance maior, a carta de crédito iria para o que deu 20%, pois o valor já pago tem maior peso no lance do que a porcentagem em si.
Os lances são oferecidos em total sigilo. Isso ocorre para que tudo aconteça de forma mais justa, sem haver aumentos imediatos de proposta de acordo com a reação da concorrência, como ocorre nos leilões comuns.
– Fixo
O lance fixo funciona de maneira oposta ao livre, pois o valor da porcentagem é estipulado pela própria administradora. Em geral, é fixado em 20%, 30% e até 50%. Os participantes interessados dão o lance com a mesma porcentagem mensalmente.
Quando há empate entre os cotistas que optam pelo lance fixo há um novo sorteio. Devemos levar em conta que são lances um pouco mais caros, normalmente são poucos do grupo que participam, o que aumenta as chances de ser contemplado com a carta de crédito.
Taxa de Administração no Consórcio de Serviços?
Os benefícios do consórcio são muitos, mas para que esse modelo de investimento funcione é preciso uma boa administradora, que garanta a eficácia e a segurança em todas as fases do processo, como a formação dos grupos, a criação do fundo comum, as contemplações por sorteios ou lances e o pagamento das empresas e profissionais contratados pelos quotistas.
Taxa de administração é, portanto, uma cobrança por todo o trabalho que a administradora realiza. Esse valor é cobrado mensalmente, somado à cota do consórcio em si.
Sorteio de consórcio de Serviços – Como funciona?
As administradoras promovem uma reunião, que comumente se dá por mês, chamada de Assembléia Geral Ordinária. Nesse encontro, além de atendimentos para informação, ocorrem os sorteios ou os já mencionados lances. Ao fim de tudo, ao menos um cotista é contemplado.
O sorteio é imparcial, e tem como base o valor já depositado por todo o grupo. Se o valor do fundo comum é alto, pode haver mais de um sorteado.
A forma do sorteio é feita através da distribuição de quotas numeradas, que são entregues ao consorciado no momento em que fecham contrato com a administradora. Algumas optam por realizar o sorteio pelo resultado da Loteria, outras em assembleias, que podem ser presenciais ou online.
O que é contemplação de consórcio de Serviços?
A contemplação é o fato decorrente da escolha, por sorteio ou lance, do quotista que receberá a sua carta de crédito, para poder adquirir o serviço estipulado no contrato do consórcio.
O ciclo de um consórcio de serviços leva, em média, de 12 a 48 meses para se completar. O ganhador do sorteio ou lance pode ser contemplado no começo, meio ou fim desse ciclo. Mas é importante ressaltar que em um consórcio todos os quotistas serão contemplados até o fim.
Como ser contemplado?
O participante de um consórcio pode ser contemplado em sorteio, e nesse caso a sorte conta, ou, se tiver condições, pode dar o maior lance possível e sair vencedor, ao obter assim a sua carta de crédito. Em última análise, dar um lance é acelerar o processo por meio de aumento na oferta de sua quota.
Consórcio de Serviços – Fui contemplado e agora?
Ao ser contemplado é dada uma carta de crédito, que nada mais é do que o documento que comprova sua participação e contemplação no consórcio. O contemplado não mexe com o dinheiro. Quem cumpre essa função é a administradora.
O valor do serviço pode ser menor ou maior do que o consórcio. No primeiro caso, você deverá acrescentar à quantia do consórcio até que o valor feche. Já no segundo, você pode usar o dinheiro que restou para continuar o restante das parcelas do consórcio. A vantagem da carta de crédito de um consórcio de serviços é que os valores são flexíveis.
Como fazer a substituição do serviço no consórcio de Serviços?
Não há um problema aqui, pois existem administradoras que não estipulam o serviço vinculado ao consórcio desde o início. Em outras palavras, o consorciado só irá optar pelo serviço após a contemplação. Pois assim como as possibilidades de uso da carta de crédito são flexíveis, a natureza do serviço a ser prestado também.
Carta de Crédito no consórcio de Serviços
Em um consórcio de serviços, o pagamento do contemplado não é realizado através de um depósito ou transferência em conta bancária, mas sim uma carta de crédito.
A carta de crédito é um documento que entrega a garantia do pagamento ao prestador de serviços, e a entrega do próprio serviço ao cliente. Ela deixa aparente que o contemplado ganhou no consórcio e que pode usufruir do serviço que desejar.
Carta de crédito contemplada
Uma vez que o contemplado recebe a carta de crédito, ele poderá usá-la para usufruir do serviço imediatamente ou em momento posterior. Já que o consórcio está pago e a contemplação ocorreu, não existe urgência do consorciado para aproveitar do serviço. Vale ressaltar que o serviço não precisa ser escolhido desde o começo. O que importa é o valor. O consorciado pode escolher somente no momento em que for usar.
Posso adquirir mais de uma carta de crédito no consórcio de Serviços?
É possível adquirir mais de uma carta de crédito, porém é necessário comprovar a renda, de forma que apareça a proporção entre o que o cliente do consórcio ganha mensalmente e o valor das parcelas, que será naturalmente maior.
Uma vantagem das cartas de crédito é que elas constituem documentos extremamente seguros, pois somente o titular pode utilizá-las. Além disso, devido ao entendimento de que o tempo é um fator inerente a essa modalidade de crédito, o valor a ser usado pode ser ajustado.
Taxa de administração – O que é?
A taxa de administração abarca todos os serviços prestados pelo consórcio, como a configuração dos grupos, a definição das formas de pagamento, a entrega das cartas de crédito nos leilões, etc.
Muitas pessoas confundem a taxa de administração com juros, pois é um valor “a mais” que é somado à parcela estipulada no contrato. Visto que o consórcio é uma forma de adquirir crédito, é preciso compreender que as empresas que oferecem consórcio de serviços precisam ganhar por isso também, ou a mera existência dessa modalidade seria inviável.
Como é calculada a prestação do consórcio de serviços?
O fundo comum do consórcio é feito com base no fundo comum do consórcio de serviços. Logo, o cálculo da prestação será feito sobre o valor inteiro do crédito e o tempo de duração do consórcio. Por exemplo, em um consórcio de R$ 50.000, cujo término ocorre em 50 meses, a prestação fica por R$ 1.000
Mas esse valor só é relativo ao crédito. Deve ser agregado da taxa pelo serviço, que deve ser um valor sempre inferior. Assim como a carta de crédito, a taxa tem uma valor fechado, que é reduzido com a diluição do preço ao longo de todas as parcelas.
– O valor das prestações do consórcio de Serviços pode ser alterado?
As prestações podem apresentar preço diferente nas ocasiões em que houver reajuste no valor da carta de crédito. Isso é feito para que o poder de compra da carta não se perca com os anos de duração do consórcio.
Em geral, esse reajuste ocorre anualmente, que é contado a partir da primeira reunião do grupo de consorciados. A melhor forma de estimar o valor na parcela ao longo do tempo é através da própria empresa que faz o consórcio.
O que é Fundo de reserva no Consórcio de serviços e como funciona?
Diferente das taxas de administração, que existem para que uma empresa de consórcio ganhe, o fundo de reserva é destinado a proteger os consorciados que pagam as parcelas fielmente.
Por se tratar de uma espécie de compra coletiva, o consórcio de serviços envolve a confiança de cada pessoa no grupo. Porém, quando acontece inadimplência, quem realiza os pagamentos corretamente pode sair prejudicado. É por isso que existe o fundo de reserva, que corresponde a 2% do valor do serviço.
Na prática, esse fundo é diluído nas parcelas, assim como o valor total da carta de crédito e da taxa de administração. É acionado, ou seja, utilizado quando acontece um déficit, uma falta de recursos em virtude das inadimplências.
Quando não há necessidade do uso do fundo, os consorciados recebem todo o valor de volta, em um período de 60 dias após o fechamento do grupo. Nos casos em que se usou parte do fundo, a parte do valor não utilizada volta aos pagantes da mesma forma.
Consórcio de Serviços – Posso pegar o valor do consórcio em dinheiro?
O plano inicial de todo consorciado de serviços é receber a carta de crédito e desfrutar do serviço a sua escolha. Contudo, emergências podem acontecer e planos podem mudar. Logo, é possível pegar o valor em dinheiro.
Mas o recebimento obedece a dois requisitos: o consorciado deve quitar as parcelas correspondentes ao valor da carta de crédito e só poderá receber após o fechamento do grupo.
Posso trocar o serviço escolhido no meu Consórcio de serviços?
É possível trocar o serviço após receber a carta de crédito. Mas é importante observar que o “prêmio” do consórcio precisa estar enquadrado no tipo correto. Em outras palavras, não dá para comprar um imóvel com o dinheiro da carta de crédito de um consórcio de serviços.
O que acontece se eu desistir do Consórcio?
Em primeiro lugar, é possível desistir de um consórcio de serviços, porém, é prudente compreender que essa ação afeta o grupo inteiro. Por esse motivo, as administradoras de consórcios possuem multas previstas em seus contratos para os casos de desistência.
Em caso de uma desistência precoce, a lei de consórcios permite que seja feita em até 7 dias após a assinatura do contrato. Isso caracteriza a anulação deste, o que faz com que a administradora seja responsável pela devolução de todo dinheiro investido até esse ponto.
Já em casos no qual a desistência ocorrer após as parcelas serem pagas, chamamos de cancelamento do contrato, e isso pode implicar em multa. Além do que, o consorciado não recebe o valor já quitado imediatamente.
A desistência automática é caracterizada quando o consorciado deixa de pagar duas mensalidades seguidas e não entra em contato com a administradora para dar qualquer justificativa. Mesmo com o cancelamento, o consorciado deve pagar o débito somado à multa.