Para que serve um consórcio?

Assine a nossa newsletter
Para que serve um consórcio
Neste post você verá:

Você sabe para que serve um consórcio e quais os seus tipos? Um dos principais sonhos na vida de qualquer pessoa é conseguir alcançar seus objetivos, como certos bens materiais ou serviços. Uma alternativa fácil e segura para ajudar nesta jornada é o consórcio.

Mas antes, precisamos definir o que é um consórcio. De forma que seja um serviço legalizado e 100% confiável, o consórcio é uma forma de facilitar todo percurso para conquistar certos bens materiais que você tanto deseja! No cenário socioeconômico atual, essa vem se tornando uma das opções mais viáveis de empréstimo e parcelamento.

Por mais que pareça complicado entender o que é e para que serve um consórcio, não é. Essa espécie de crédito pode ser definida como um grupo com um objetivo em comum: adquirir tais bens ou serviços. Dessa forma, essa alternativa nada mais é do que essa aquisição realizada em conjunto com outras pessoas.

Mas, como funciona? Uma empresa administradora gerencia todo o funcionamento do consórcio, onde um grupo de indivíduos se responsabiliza por pagar um certo valor mensalmente, determinado no contrato inicial. Com isso, um sorteio ocorre de forma mensal para determinar qual participante ganhará o valor.

Compreender, mesmo que de forma resumida e prática, a definição e como funciona essa prática, entender para que serve um consórcio e quais são os tipos de consórcio se torna uma tarefa ainda mais fácil!

 

Afinal, para que serve um consórcio?

De forma simples e direta, um consórcio tem como principal funcionalidade garantir que você consiga adquirir um bem material ou algum tipo de serviço de forma planejada e, o melhor; sem pagar nenhum juros ou valores extras por isso.

Entrar em um consórcio é semelhante ao ato de guardar dinheiro, a diferença é que pode demorar até você juntar o valor desejado para conquistar o que quer, enquanto no consórcio você pode conquistar bem antes de forma rápida e prática.

Um consórcio é planejado em função do tempo estipulado através de uma empresa que se torna responsável por administrar e gerenciar ele, o que, neste caso, chamamos de administradora. Essa pessoa jurídica determina o número de cotas, a duração do consórcio e todas as regras dele.

Depois disso, um grupo é formado onde cada pessoa envolvida nesse processo se torna responsável por realizar o pagamento de uma cota estipulada mensalmente, mensurada de acordo com o valor do produto ou serviço a ser adquirido.

Esse valor vai para um fundo no qual todos do consórcio têm acesso, e todo mês ocorre um sorteio onde uma pessoa consegue acesso ao valor para adquirir o produto.

Investir nesse formato de investimento é a melhor forma de realizar seu sonho, e é para isso que serve um consórcio: facilitar o caminho até o seu objetivo.

 

Quais os tipos existentes?

Há diferentes tipos de consórcio existentes no mercado financeiro, e cada um destes têm suas características específicas voltadas para um serviço ou produto que será comprado pelos membros do consórcio. Há três tipos principais: de imóveis, veículos ou para serviços.

O consórcio de imóveis é voltado exclusivamente para a aquisição da casa própria, onde se torna possível adquirir tanto imóveis residenciais como também comerciais.

Há outras opções além de comprar um imóvel pronto, como  adquirir na planta ou utilizar o consórcio para pagar as reformas.

Outra grande vantagem do consórcio de imóveis é que é possível utilizar o FGTS de quatro formas distintas: como pagamento das cotas mensais em aberto, nas ofertas de lances, como forma complementar a uma carta de crédito ou na hora de quitar alguma dívida.

Já o consórcio para veículos, considerado o mais popular dentre os tipos de consórcio, serve para a aquisição de qualquer automóvel: carro, moto e até mesmo caminhões, vans ou máquinas agrícolas e para construção civil.

Por último, o consórcio de serviços serve para a aquisição de qualquer serviço em específico, como festas de aniversário, cirurgias estéticas, dentre outros.

Atualmente, há a criação de inúmeros outros tipos de consórcio! Um grande exemplo disso é o consórcio gamer, onde bancos criam esses grupos com o objetivo da aquisição de um computador, seja ele pronto ou para ajudar na compra das peças de forma isolada.

 

Qual o objetivo de um consórcio

Agora que sabemos para que serve um consórcio e quais são os tipos, precisamos saber seu principal objetivo e suas características, responsáveis por tornar este método de aquisição um dos mais vantajosos dentro do mercado financeiro.

O objetivo de um consórcio é, servir como um sistema onde ocorre uma aquisição de bens ou serviços de forma colaborativa entre os indivíduos do grupo.

De forma geral, é facilitar a sua compra de maneira mais prática possível, com diversos benefícios e características que tornam a aquisição dos bens mais rápida do que seria feito normalmente.

 

Características de um consórcio

No consórcio, as cotas mensais pagas não apresentam juros e, por isso, têm se tornado a melhor opção de modalidade para a aquisição do que você deseja.

Só uma taxa extra é cobrada dos indivíduos presentes no grupo, chamada de taxa de administração, que é dividida entre as parcelas e é bem menor do que os juros – além de, é claro, estar previsto no contrato inicial.

Além disso, o consórcio apresenta menos burocracia do que as outras modalidades para a sua compra, ou seja, menos dor de cabeça. A grande vantagem é que no consórcio, não há necessidade de comprovar a sua renda para adquirir uma cota. Há também inúmeros planos para quem deseja ser consorciado, o que facilita o planejamento financeiro.

Cada cota mensal apresenta um custo baixo, pelo fato do consórcio não apresentar juros nas cotas. Outra característica é o parcelamento integral, ou seja, não há necessidade de dar entrada em dinheiro no momento inicial do consórcio, o que facilita a jornada de compra.

 

Como vender a minha cota cancelada de consórcio?

Para vender sua cota cancelada de consórcio, basta notificar a agência, aceitar os novos termos do contrato, entregar os documentos requeridos e aguardar o valor da venda na sua conta.

É comum que uma pessoa desista durante o consórcio de adquirir o que quer, seja por mudar de ideia ou por não conseguir mais pagar as parcelas mensais da modalidade.

Quando sua cota é cancelada, você tem como direito receber todo o valor pago, entretanto a taxa de administração fica retida com a agência administradora e você paga uma multa pela quebra do contrato assinado inicialmente.

De fato, as condições para o cancelamento da sua cota ou para a venda da mesma, quando cancelada, variam de agência para agência, dependendo do que está explícito no contrato.

Por fim, o consórcio se torna uma modalidade mais vantajosa de empréstimo que as demais. Só pelo fato de não se ter juros durante as cotas mensais e pelo baixo valor das mesmas, já notamos isso. Essa é a melhor forma de facilitar o caminho para o seu sonho e adquirir o que tanto deseja.

Você pode gostar também:
Consórcio vale a pena
Dúvidas

Consórcio vale a pena

Só quem já fez é capaz de convencer se o consórcio vale a pena ou não. Já bem conhecida, essa modalidade de obtenção de crédito

Leia mais »