12Se você já ouviu alguém falar, ou conhece alguém que já fez um consórcio, provavelmente já se deparou com a ideia de contemplação de um consórcio, mas o que significa tal coisa? Ora, a contemplação é, em termos gerais, o resultado esperado por quem compra uma cota em consórcio. É o seu produto.
O que torna a contemplação de um consórcio em algo especial é a sua natureza dupla. Ao mesmo tempo em que pode ser muito aleatória, por causa dos sorteios, também deve ser pensada com cautela e planejamento, pois requer pagamentos contínuos e uma dose de paciência até sair. Isso vale para consórcio de viagem, consórcio de games, consórcio de automóveis, consórcio de imóveis, e assim por diante.
A contemplação de um consórcio, apesar de ser aleatória, é justa, no sentido de que existe para todos os pagantes da cota, disseminada ao longo de parcelas mensais, que duram todo o prazo de tempo do consórcio estipulado em contrato.
Mas é preciso ter em mente que a contemplação de um consórcio se refere apenas a uma fração do que significa todo o processo. A fim de compreender direito sobre o que é ser contemplado, é necessário saber pelo menos o básico sobre consórcios.
Confira a seguir os detalhes sobre o que é contemplação de um consórcio, quais as formas, e claro, o que fazer uma vez que se é contemplado.
O que é Contemplação de um consórcio?
Ao seguir uma lógica de raciocínio, que começa na compra da cota de um consórcio até a contemplação, é fácil entender esta última. Em um exemplo prático, uma pessoa vai até uma administradora de consórcios e adquire uma cota. A partir daí, ela se compromete a pagar parcelas que, ao fim do consórcio, vão somar o valor total da sua cota. A contemplação é o “prêmio final” de todo esse processo.
Em outras palavras, a contemplação de um consórcio pode ser entendida como o seu objeto, a sua razão de ser. Daremos continuidade ao exemplo para explicar como funciona.
O consorciado paga as suas parcelas sem falhas e aguarda a chamada assembleia, que reúne todos os cotistas, ocorre periodicamente, e é realizada pela administradora. Durante a assembleia, um sorteio é realizado e quem ganha é contemplado, o requisito para que o consorciado receba a sua carta de crédito.
Como o consórcio funciona com pagamento coletivo, ou seja, de cada cotista todos os meses, a administradora cria um fundo comum para assim contemplar cada consorciado a sua vez.
Dessa forma, todos vão ter sua contemplação com uma carta de crédito, a única diferença é que alguns receberão antes que outros. Mas, é importante lembrar que todos são obrigados a pagar as parcelas até o fim, até mesmo os contemplados.
O que significa a palavra contemplação em consórcio?
A palavra contemplação se refere ao ato da administradora que concede o direito ao consorciado que está finalmente apto a exercê-lo.
É importante diferenciar contemplação de um consórcio de carta de crédito, pois uma vem antes da outra. Em suma, primeiro é preciso ser contemplado para em seguida receber a carta de crédito.
Então, por lógica, podemos dizer também que não é a contemplação que permite os ganhos, mas sim a carta. É interessante notar que uma, necessariamente, pressupõe a outra.
Para resumir, a palavra contemplação é o mesmo que atribuição do direito ao crédito concedido pela administradora ao consorciado.
Quais são as formas de contemplado em um consórcio?
Agora que você já viu o que é a contemplação de um consórcio, é o momento de descobrir quais são as formas.
A primeira, como mencionada, é o sorteio. Essa forma de contemplação existe com intuito de nivelar a “competição” entre os cotistas, pois qualquer um pode ganhar nessas condições, basta contar com a sorte.
Ademais, mesmo que demore, as chances aumentam conforme o transcorrer do processo, pois é uma questão matemática. Mais pessoas são contempladas, então há cada vez menos pessoas aptas a participar do sorteio.
Porém, há mais uma forma de contemplação, que existe para adiantar a vida do consorciado que dispõe de dinheiro em algum momento do consórcio e deseja encurtar o seu tempo. Na prática funciona em lances, que são ofertados em uma espécie de leilão conduzido pela administradora.
É contemplado, nessa forma, o consorciado que der o maior lance. Mas é preciso ter em mente que vários participantes podem fazer ofertas ao mesmo tempo, daí a necessidade de planejar o lance. A dica é não se precipitar e esperar alguns lances até escolher o mês de dar o seu.
O lance nada mais é do que uma alternativa para antecipar as parcelas, pois o valor do é calculado sobre uma fração da quantia total correspondente na carta de crédito, isto é, o valor do consórcio.
Para o vencedor do “leilão” que foi contemplado vale a mesma regra que é dada para o vencedor do sorteio, que mesmo após receber sua carta de crédito, o cotista continua obrigado a pagar as parcelas até o término do consórcio. Do contrário, isto é, se a contemplação significasse a interrupção no pagamento das parcelas, isso configuraria uma tremenda injustiça perante a administradora e os outros participantes do consórcio.
O que fazer depois de ter sido contemplado no consórcio?
A questão do que fazer após a contemplação de um consórcio é a quantidade de opções sobre o que fazer com a carta de crédito. Por óbvio, o maior motivo para adquirir a cota em primeiro lugar é adquirir um bem, que pode ser um produto ou serviço, inclusive consórcio de viagens e consórcio de games. Contudo, ao longo do processo, os meses se passam e, para o consorciado, o propósito do crédito pode mudar.
Primeiramente é o uso da carta de crédito para aquisição dos bens pretendidos. Após a contemplação, a administradora faz uma análise do histórico financeiro do consorciado, a fim de estimar se ele poderá pagar o consórcio até o fim. Se a análise for positiva, a carta de crédito é entregue.
A partir daí, se o consorciado quer adquirir um bem, é preciso saber de antemão que esse bem deve corresponder ao tipo do consórcio. Por exemplo, a carta de crédito de um consórcio de viagens não pode ser usada para adquirir uma moto, e vice-versa. Se for uma carta de crédito de um consórcio de imóvel, não pode ser usada para adquirir um automóvel.
Quando a contemplação de um consórcio gera uma carta cujo participante não tem intenção de usar para adquirir bens naquele momento, ele tem a opção de esperar até 180 dias e pegar o valor da carta em dinheiro.
Existem casos em que a carta de crédito pode ser usada até para finalizar contratos de financiamento, no sentido de quitá-los. Por exemplo, se o cotista é contemplado em um consórcio de imóvel, mas já tem um financiamento de uma casa em andamento, ele pode usar o valor da carta para terminar com o débito do financiamento. Assim, restará pagar parcelas referentes somente ao consórcio e poderá obter a propriedade da casa.
Esse tipo de flexibilidade após a contemplação de um consórcio é um dos motivos pelo qual essa modalidade de crédito tornou-se bem popular.
Conheça os tipos de consórcio:
- Consórcio de Imóveis
- Consórcio Gamer
- Consórcio de Eletro
- Consórcio de Carros e Motos
- Consórcio de Viagem
- Consórcio de Serviços
- Consórcio de Barcos e de Aviões
- Consórcio de Máquinas e Consórcio de Equipamentos
Veja mais em nosso Blog Tudo Sobre Consórcio!